sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Sobre a República, 100 anos Depois

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SESIMBRA

Ciclo De Conferências Portugal Renascente
Oradores: Pedro Martins (Sampaio Bruno), Elísio Gala (Guerra Junqueiro), Luís Paixão (A Arquitectura na República), Joaquim Domingues (A República Pombalina).
Apresentação do nº 6 da Nova Águia: Revista de Cultura para o Século XXI

Local: Sala Polivalente
Actividade inserida no âmbito das Comemorações do Centenário da República

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Representações Azul Cobalto

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL



Representações Azul Cobalto, consolida o projecto da Biblioteca Municipal do Seixal para as literacias do olhar, que se enquadra no contexto do programa municipal para as competências de leitura. O acto de ler, independentemente do suporte, remete para um acto de consciência, uma atitude de saber, interpretar e encontrar. No que concerne ao olhar, explorar plenamente o potencial de leitura visual, permite contornar a constatação de Caroll Williams: “a maioria das pessoas utiliza os olhos unicamente para não chocar com as coisas”.

Em 2010, representações foi eleito pela Câmara Municipal do Seixal como tema anual de trabalho da Biblioteca Municipal. “Representação” exprime o sentido de tornar presente e perceptível (física, mental ou emocionalmente) uma coisa, um conceito ou uma imagem, por meio do registo ou recriação da sua figura, ambiente ou símbolo. Este potencial intemporal de invocar e reiterar uma presença encontra nas representações dramáticas, nas artes plásticas, na escrita, em mensagens discursivas e imagens obtidas por meios técnicos, formas excepcionais de registo e projecção.

Nos comentários que os pintores Adão Carvalheiro, Conceição Vouga, Eusébio Flores, Fernando Figueiredo, Ilda Belo, M. Arlete de Gouveia, Manuela Vale, fazem aos seus quadros, evidencia-se a singularidade dos artistas do atelier Azul Cobalto e o sentido das representações que conferem aos seus trabalhos. Abordaram-nos como repositórios de memórias, intenções, possibilidades atribuídas a um espaço especulativo e projectivo que deixam aberto a outros sentidos. Estas telas, que agregámos em torno do conceito “representações”, como neverland de J.M. Barrie, são um território do tudo. Um espaço pleno, aberto a todas as oportunidades de reinscrição expressiva e representativa, sem fronteira ou limite, e com potencial de se refazer a cada momento.

Estarão em exposição obras dos seguintes autores:

Ilda Belo
M. Arlete de Gouveia
Manuela Vale
Eusébio Domingos
Fernando Figueiredo
Adão Carvalheiro
Conceição Vouga

By Night - Serão na Biblioteca

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL




O Espaço Jovem da Biblioteca Municipal do Seixal promove na Noite de Halloween, dia 31 de Outubro, domingo, mais um By Night - Serão na Biblioteca. Com início marcado para as 21.30 horas, os jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, vão poder passar o serão de sábado, na Biblioteca Municipal, num contexto invulgar, com actividades a decorrer até à 1 hora, do dia 1 de Novembro.


O livro de Cornélia Funke “INKHEART – Coração de Tinta”, que nos apresenta um mundo imaginário onde a realidade e o mundo dos contos, personagens e objectos, convivem no mesmo plano temporal e espacial, vai ser o suporte deste serão que vai também contar com actividades de ilusionismo.Promover a leitura através da dinamização de um conjunto de actividades lúdicas, que personalizem e diversifiquem os serviços da Biblioteca, aproximando o público juvenil da leitura, são os objectivos desta iniciativa.Os interessados podem inscrever-se telefonicamente através do número 210 976 100 ou pelo e-mail biblioteca.jovem@cm-seixal.pt.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Letras e Cores, Ideias e Autores da República

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL

No ano em que se comemoram cem anos sobre a implantação da República, a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB), em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, apresenta a exposição Letras e Cores, Ideias e Autores da República, que continua em exibição na Biblioteca Municipal do Seixal até 29 de Outubro.

A partir de textos de autores que marcaram decisivamente a cultura humanístico-literária em Portugal no final do século XIX e início do século XX, a DGLB convidou dez ilustradores a tratar plasticamente dez temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época: Ultimatum, Monarquia, 5 de Outubro, Igreja, Educação, Mulheres, Modernismo, Grande Guerra, Chiado e Revistas.O resultado mostra de que forma literatura e arte, passado e presente, se podem cruzar ed forma coerente e harmoniosa, dando corpo a um percurso fulcral da história portuguesa contemporânea: o triunfo da ideia republicana de cidadania, a instauração do regime, a participação de Portugal na I Grande Guerra e a vida política, social, cultural e artística deste período.

Grupo de Bibliotecas Escolares promovem Acção de Formação sobre como a Web 2.0 pode transformar as bibliotecas

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE PALMELA



O Grupo de Bibliotecas Escolares do Concelho de Palmela e a Câmara Municipal promovem, no dia 19 de Outubro, a acção de formação “Novos públicos e serviços para as Bibliotecas do Século XXI – A revolução Web 2.0”, destinada à Comunidade Educativa.

As inscrições para a iniciativa, que decorre na Biblioteca Municipal de Palmela, entre as 13h30 e as 16h30, deverão ser efectuadas através dos contactos ocidades@cm-palmela.pt; mcarreira@cm-palmela.pt ou pelo telefone 212 336 638.

Nesta acção de formação, ministrada por João Paulo Proença, será enfatizada a necessidade que as Bibliotecas deste século têm de repensar os serviços que prestam aos diferentes públicos que servem. Esta tese será demonstrada através de exemplos de novas ferramentas Web 2.0 que vêm ao encontro das necessidades dos utilizadores e criam novos públicos e novas áreas de utilização para estes equipamentos. Neste campo, como em muitas outros da vida quotidiana, a desactualização tem como consequência a inadaptação e inadequação do serviço que as Bibliotecas prestam aos seus públicos.

Clássicos da Literatura Mundial dão o mote para Curso na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE PALMELA



Estão abertas as inscrições para o Curso Breve de Literatura Mundial, orientado por Isabel Allegro de Magalhães, a decorrer entre 18 e 21 de Outubro, na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, numa organização da Câmara Municipal de Palmela com a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas.

As sessões decorrem entre as 21h00 e as 23h30 e propõem uma leitura crítica de algumas das obras fundamentais da literatura. “Gilgamesh” (texto sumério do séc. XVI a.C.), a “Odisseia” de Homero (séc. VII a.C.), “O Banquete” de Platão (séc. V a.C.), “O Cântico dos Cânticos” (Poema de Salomão, incluído no Antigo Testamento, séc. V a.C.) e o “Bhagavad-gita” (texto sagrado hindu do séc. V a.C.) são as obras em destaque.

Isabel Allegro de Magalhães, Professora Catedrática aposentada da Universidade Nova de Lisboa, é autora de obras como “O Sexo dos Textos” ou “Capelas Imperfeitas”, que recebeu o Prémio Jacinto Prado Coelho da Associação Internacional de Críticos Literários. Destaque, também, para a “História e Antologia da Literatura Portuguesa (da Idade Média ao Século XVIII)”, publicada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Tem participado em dezenas de congressos internacionais da especialidade e tem estado em diversas universidades, em vários continentes, enquanto conferencista ou professora visitante.

Os interessados devem realizar a sua inscrição através do telefone 212336632 ou em qualquer pólo da Rede Municipal de Bibliotecas.

BookCrossing nas Bibliotecas de Palmela e Pinhal Novo

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DE PALMELA



No dia 15 de Outubro, às 15 horas, a Câmara Municipal de Palmela inaugura duas Crossing Zones (postos de BookCrossing) nas Bibliotecas Municipais de Palmela e de Pinhal Novo.

A apresentação desta rede social e a inauguração dos postos decorre no Auditório Municipal, em Pinhal Novo, com a presença de vários convidados que irão falar da sua experiência com esta nova forma, democrática e gratuita, de partilhar o gosto pela leitura com pessoas de todo o mundo. Mariana Avelãs, fã do BookCrossing e autora de um estudo sobre o projecto, é uma das convidadas da iniciativa.

O processo é simples: os interessados em participar devem deixar os seus livros preferidos num dos postos, depois de devidamente registados no site BookCrossing e identificados. Através do site e do número de registo, será possível acompanhar o percurso do livro pelo mundo e os comentários dos vários leitores.

Da mesma forma, será possível ler os livros partilhados pelos outros participantes e deixar a opinião nesta rede social que reúne cada vez mais adeptos da leitura. A autarquia dá o exemplo e abre a rede de BookCrossing do concelho, depositando vários livros nos postos para circulação. Na inauguração, estarão disponíveis computadores ligados ao site BookCrossing e colaboradores das Bibliotecas para auxiliarem os interessados na realização dos registos.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Letras e Cores, Ideias e Autores da República

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SESIMBRA

Dez ilustradores, todos eles reconhecidos e premiados, foram convidados a ilustrar dez temas identificados num vasto panorama de ideias ligadas à República.

Esta actividade inserida no âmbito das Comemorações do Centenário da República e é co-organizada pelo DGLB / Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República

Local: Piso 1 da Biblioteca Municipal
Horário: Terça-feira a Sexta-feira das 09h30 às 19h00 / Sábados das 10h00 às 18h00