quinta-feira, 19 de março de 2009

Comemorações do Dia da Árvore e Dia Mundial da Floresta

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL



1. Ideias com Luz: Concurso de Fotografia, centrado no tema “O Homem e a Árvore”

A exposição colectiva do projecto Raízes, a Vida Secreta das Árvores, terá lugar na Biblioteca Municipal do Seixal, de 21 de Março a 9 de Abril de 2009, correspondendo à mostra colectiva dos trabalhos realizados pelos participantes.

Entrega dos Prémios: 21 de Março
Local: Espaço Jovem da Biblioteca Municipal
Horário: 16:00

2. Jornal Temático: Actividade dirigida à comunidade escolar do Concelho do Seixal para redacção de jornais subordinados à temática “Os impactes do Homem no verde no Concelho do Seixal"

Parcerias: Biblioteca Municipal do Seixal, Divisão de Ambiente e Escolas Básicas 2 e 3 Ciclos e Secundárias
Data: A decorrer durante os mês de Março
Destinatários: Alunos das escolas Básicas 2 e 3 Ciclos e Secundárias
Nota: Está prevista a realização de uma exposição para divulgação dos trabalhos a concurso no Espaço Jovem

3. Ateliê “Como secar folhas e flores”

Local: Ludoteca da Biblioteca Municipal
Data: 21 de Março
Horário: 15:00 – 16h:00 / 16:00 – 17:00

4. Hora do Conto: Animação de Leitura para Crianças

Local: Espaço Júnior da Biblioteca Municipal
Data: 21 de Março
Horário: 16:30

Comemorações do Dia Mundial da Água

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL



Exposição Sopro de Água
Homenagem a Fontes, Chafarizes e Correntes de Água

Pintura de Manuela Justino
Técnica Mista

21 de Março a 11 de Abril de 2009
Inauguração: 21 de Março às 16:30


Sopro de Água é um projecto originalmente concebido para homenagear fontes, chafarizes e correntes de água de Castelo Novo, terra de origem e pertença da pintora Manuela Justino que se deixou tocar por estas presenças naturais ou construídas e pela cultura material e simbólica que as envolve. A imagética da pintora projecta-se nestes espaços e é agora seduzida pela Baia do Seixal que se oferece à captura e construção de olhares.

As obras do ciclo Sopro de Água encontram no Seixal, por ocasião do Dia Mundial da Água, também um tempo e lugar de vocação e destino para aportarem num enquadramento feliz: a Baia do Seixal e o seu incessante e cambiante movimento de água, luz, vida e cores e a Biblioteca Municipal, um local pleno de livros e saberes, onde é possível matar a sede de palavras e de olhares nas telas de Manuela Justino, que podem ser visitadas tendo por fundo a dimensão e presença da Baia onde um pequeno rio desagua e a imensidão do Tejo preenche.

A água, tal como as palavras, tem a plasticidade e a capacidade de fluir, de rasgar e abrir caminhos, nunca deixando nada como antes. Diz-se mesmo que, depois da palavra dita, nada permanece igual. Assim é, quer com a água dos rios que contorna as dificuldades e chega ao seu destino, quer com a pintura de Manuela Justino. Telas de uma textura, materialidade e cromatismo que captam também esta força impressiva e persistente da água nativa e essencial que a Câmara Municipal do Seixal tem agora o maior prazer em acolher e oferecer ao olhar dos visitantes.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Conferência "A Poesia Portuguesa na Década de 1950"

REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO CONCELHO DE PALMELA


O poeta e tradutor Pedro Tamen realiza uma conferência, no dia 19 de Março, às 21h00, na Biblioteca Municipal de Palmela, subordinada ao tema "A Poesia Portuguesa na Década de 1950".
Nesta conferência, Pedro Tamen fará uma viagem a uma década particularmente importante da poesia portuguesa, abordando o papel de revistas como Távola Redonda, Serpente, Contraponto ou Unicórnio e os seus respectivos criadores/poetas; e ainda o grupo do “Gelo” e os franco-atiradores da segunda metade da década…

quinta-feira, 12 de março de 2009

Apresentação do livro A memória, a Obra e o Pensamento de Maria Lamas

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL



27 anos, a 6 de Março de 1982, a Câmara Municipal do Seixal homenageou Maria Lamas, com uma exposição bibliográfica e evocativa da sua vida e obra, e recebendo-a na Sociedade Filarmónica Timbre Seixalense.

Esta homenagem atraiu inúmeras pessoas que valorizavam o trabalho literário e de intervenção cívica de Maria Lamas, em prole da democracia e dos direitos da mulher.

Estas foram algumas das suas palavras:
“Existem ainda, infelizmente, muitas desigualdades em prejuízo da Mulher, quanto a condições de trabalho, como às condições de vida. É forçoso e urgente que essas desigualdades desapareçam! Para isso temos de nos unir todos na mesma luta.”

No dia 14 de Março, pelas 16h00, será apresentado o livro A memória, a obra e o pensamento de Maria Lamas, textos que reflectem sobre a dimensão feminista, humanista, jornalística, política e literária da sua obra, um legado de conhecimento, intervenção e arte.

A apresentação será feita pela dirigente do MDM, Regina Marques, que é uma das autoras do livro.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Passatempo Augusto Carlos

BIBLIOTECA MUNICIPAL DO SEIXAL



Participe no passatempo e ganhe livros de Augusto Carlos.
Para mais informações consulte o site da Câmara Municipal do Seixal.